Home/Sustentabilidade
Circular Economy Icon

Embalagem Flexível e Sustentabilidade

Sustentabilidade é um dos nossos valores centrais mais antigos. Saiba mais sobre o nosso comprometimento com a sustentabilidade através das nossas soluções de pacotes ecológicos e como eles podem trazer mais benefício para você e seus clientes.

Nossa História de Sustentabilidade

Flexible Pouch

Para Scholle IPN, a sustentabilidade é ciclo contínuo. Por isso, cooperamos com a cadeia de valor em vários seguimentos para fornecer soluções ambientalmente conscientes para as partes interessadas. Nosso objetivo é permanecer competitivos ao mesmo tempo em que utilizamos recursos internos e externos para causar um impacto positivo em nossos colaboradores, nas comunidades ao nosso redor e para com a Terra.

Nossas soluções de embalagens são totalmente flexíveis e apresentam uma redução significativa de recursos comparado às embalagens rígidas, resultando num menor consumo de energia e menores emissões de gases do efeito-estufa. Se os seus produtos são direcionados para uma aplicação ao varejo, institucional ou industrial, você verá melhores rendimentos e durabilidade, gerando menor desperdício de produtos e alimentos. Com os bag-in-drum ou IBCs, contêineres reutilizáveis podem ser incorporados, eliminando a necessidade contêineres de uso único, que diminuem os resíduos em aterros.

Nossos 3 R’s

Reduzir

Reduce

Fazer mais com menos

  • Redução significativa da recursos em comparação com contêineres rígidos; incluindo componentes leves e filmes reduzidos.
  • Melhores rendimentos e prazo de validade levam a menos desperdício de alimentos e produtos.
  • Menos resíduos e emissões de gases de efeito estufa no processo de produção.
  • Menos energia e combustíveis necessários para o transporte.
  • Melhor proporção de produto por embalagem do que a maioria das embalagens rígidas permitem reduzir o desperdício.

Reutilizar

Reuse

Gestão de Recursos Inteligente

  • Incorpore contêineres reutilizáveis para grandes clientes.
  • Embalagens de tamanho grande eliminam a necessidade de contêineres de uso único, reduzindo os resíduos em aterros.
  • Use resinas recicladas mecanicamente e quimicamente.

Reciclar

Reuse

Mova-se em direção à economia circular

  • As soluções de filme proteção apresentam tecnologias de monocamadas que simplificam os processos de reciclagem.
  • Inovar continuamente com o objetivo de ter embalagens totalmente recicláveis de acordo com as capacidades locais.

Reciclagem e Flexibilidade nas Embalagens

Recycle

Aqui na Scholle IPN, trabalhamos para melhorar continuamente a sustentabilidade de nossas estruturas de filme e componentes, com o objetivo final de fornecer embalagens totalmente recicláveis ​​de acordo com as capacidades locais.

Dependendo do filme e da composição dos componentes, existem algumas opções diferentes para reciclagem: mecânica e química ou avançada.

Reciclagem mecânica* refere-se a operações que visam recuperar resíduos de plástico através de processos mecânicos (ou seja, trituração, lavagem, separação, secagem, re-granulação e composição). A reciclagem química* divide os polímeros em estruturas químicas básicas para criar uma mistura versátil de novos plásticos, produtos químicos, combustíveis e outros produtos através do calor ou de produtos químicos. Ambas as opções nos permitem ajudá-lo em sua jornada em direção a uma economia mais circular.

*Coalizão de embalagens sustentáveis. (2020). Opções de reciclagem mecânica. Acessado em 16 de abril de 2020, em https://sustainablepackaging.org/mechanical-recycling-options/
+Conselho Americano de Química. (2020). O que é reciclagem avançada? Recuperado em 16 de abril de 2020, em https://plastics.americanchemistry.com/what-is-chemical-recycling/

Redução de Fontes e Sustentabilidade

Aqui na Scholle IPN, estamos continuamente analisando embalagens flexíveis e rígidas em vários mercados para identificar áreas nas quais os impactos ambientais podem ser minimizados. A Calculadora Simplificada de Impactos Ambientais, criada pela “Allied Development” para a Dow Chemical, é uma ferramenta usada para comparações diretas de vários formatos de embalagem e serve como base para análises posteriores do ciclo de vida.

Com nossas soluções de embalagens totalmente flexíveis, você não apenas pode reduzir o desperdício do produto, mas também o desperdício da embalagem. A embalagem flexível bag-in-box e pouch pode reduzir as emissões de gases de efeito estufa em até 82%.

Impacto Ambiental Perguntas Frequentes

O que é redução da recursos?

A redução da recursos é a prevenção do desperdício devido ao uso de menos material.

  • A embalagem flexível oferece excelente redução da fonte, pois menos material é necessário para embalar os produtos do que normalmente seria usado com um recipiente rígido.
  • Devido à redução da fonte fornecida pela embalagem flexível, ela também fornece uma proporção melhorada de produto por embalagem.

O que é Peso Total do Material?

O peso total do material é o peso, em gramas, da embalagem total. Para embalagens flexíveis, isso inclui o bag ou o pouch, componentes e, normalmente, a caixa de papelão ondulado externa. Para embalagens rígidas, isso inclui o próprio recipiente, quaisquer tipos de fechamentos aplicáveis, bem como quaisquer placas de papelão ondulado e invólucros externos.

  • Como a embalagem flexível oferece excelente redução de recursos, isso resulta em um peso total do material menor em comparação com a maioria das embalagens rígidas.

O que é energia total?

Energia total é a energia, em mega Joules, necessária para fabricar a embalagem.

  • A embalagem flexível normalmente requer menos energia na produção, pois usa menos material para fazer a embalagem final em comparação com uma embalagem rígida.

O que é o gás de efeito estufa proveniente do processo?

O gás de efeito estufa proveniente do processo é o dióxido de carbono, vapor de água, metano, óxido nitroso, ozônio e clorofluorcarbonos (CFCs) adicionais que são criados na produção da embalagem.

  • Como a embalagem flexível normalmente usa menos material, tem um peso total de material menor e requer menos energia na produção, portanto ela tende a criar uma quantidade menor de gás de efeito estufa em seu processo comparado ao de uma embalagem rígida.

O que são resíduos sólidos pós-consumo?

Resíduos sólidos pós-consumo são as partes da embalagem que vão para o aterro porque não podem ser reutilizadas ou recicladas.

  • A maior parte do volume da embalagem flexível vem do papelão ondulado, que é altamente reciclável, resultando em uma diminuição da quantidade de resíduos sólidos após o consumo.
  • As próprias bag-in-box ou pouch flexíveis usam menos material e, portanto, têm um peso total de material menor, criando menos resíduos sólidos após o consumo.

Proporção Produto por Embalagem e Sustentabilidade

A sustentabilidade em embalagens flexíveis tem muitas métricas para definir uma série de vantagens em relação aos formatos de embalagens rígidas. Uma dessas métricas é a proporção do produto por embalagem, ou “a proporção do peso de todo o material da embalagem usado pelo peso do produto ou unidade funcional entregue.*”

Muitos formatos de embalagens rígidas são compostos de materiais pesados ​​como vidro ou metais. Estas embalagens necessitam de mais energia para serem produzidas, transportar e armazenar. Isso, muitas vezes, leva a uma proporção mais próxima de um para um. Como a embalagem flexível tem a capacidade de ser reduzida para uma estrutura leve e ideal, as proporções resultantes apresentam uma distância maior entre os dois números.

Quanto melhor for a proporção de produto pela embalagem, maior será a probabilidade de sua solução de embalagem ser uma melhor escolha e com mais consciência ambiental para sua marca.

* O Fórum de Bens de Consumo – CGF Protocolo Global sobre Embalagem. (2011) Acessado em 4 de junho de 2020 em https://www.theconsumergoodsforum.com/wp-content/uploads/2017/11/CGF-Global-Protocol-on-Packaging.pdf

Proporção de produto por embalagem – bolsa com bico

Proporção de produto por embalagem – bag-in-box

ScholleIPN Simply Flexible

Sua solução de embalagem totalmente flexível, desde a ideia até a execução.

SAIBA MAIS

Embalagem para a economia circular

SAIBA MAIS
ScholleIPN Circular Economy Icon